ExperiMente Ver: Laranja Mecânica

I was cured, all right!”

Alex DeLarge (Malcolm McDowell) é líder de uma gangue de arruaceiros, formada por Pete, Georgie e Dim. Amantes de moloko, música clássica e ultraviolência. Adoram cometer qualquer tipo de delito – roubar, violar, matar, estuprar… tudo por diversão. Até que Alex é pego pela polícia, e sofre um tratamento duro de reabilitação. Um filme controverso quando lançado, mas que recebeu três indicações ao Oscar.

O que ele achou: Laranja Mecânica, sem dúvidas, é um dos filmes que mais gosto. Foi o longa-metragem que abriu meus olhos e passei a ver o cinema como arte.

Ele tem um lance bem politizado – o que fez história entre os jovens da época – e um enredo, ao meu ver, teatral. O filme pode ser divido em duas partes: uma onde vemos a violência causada por jovens, cujo país possui um sistema totalitário; e a outra é a violência do governo propriamente dito.

Além de assistir ao filme, vale muito a pena pesquisar também as curiosidades e o que ele representou para os jovens e sociedade da época.

O que ela achou: Assisti ao filme Laranja Mecânica há um bom tempo, uma única vez e não li o livro. Foi o suficiente para que as cenas de violência e tortura ficassem gravadas na minha memória. Apesar de não gostar e ficar aflita com as cenas, sabia que era um clássico e que, se tratando de Kubrick, deveria insistir e ver até o fim.

Não veria de novo, mas indico o filme, sim. Vale a pena assistir não só essa, mas todas as obras cinematográficas de Stanley Kubrick – um diretor visionário, muito à frente de seu tempo. Fora a atuação de Malcolm McDowell, que conseguiu tornar o personagem Alex DeLarge um dos anti-heróis mais queridos do cinema.

Tente assistir ao filme com a mente aberta e sem preconceitos. Aí, sim, você vai entender a mensagem e perceber que não se trata apenas de um filme violento. 

Assista ao trailer: 

Lançamento: 26 de abril de 1972
Duração: 2h16min
Dirigido por: Stanley Kubrick
Atores principais: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates
Gênero : Ficção científica, Drama, Policial
Nacionalidade: Reino Unido, EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *