ExperiMente Ver: Cine Hólliudy

Esse filme contém cenas de cearensidade explicita.”

Francisgleydisson (Edminlson Filho) resolve abrir um cinema, no interior do Ceará, na década de 70. Justamente na mesma época em que a TV estava se popularizando nas pequenas cidades. Ele tem, então, a missão de tentar manter viva a sétima arte. 

O que ele achou: Eu sou suspeito para falar de filme nacional, pois gosto muito. Não suporto a ideia de pessoas o criticarem apenas por fazer comparações com filmes estrangeiros e, quase sempre, com os de Hollywood. O cinema nacional é muito mais que Hollywood, ele carrega uma carga cultural gigantesca, mostrando realidades inimagináveis e que acontecem dentro do nosso país.

Já esse filme é SENSACIONAL. Uma comédia romântica, feito no mais puro cearenses que, por muitas vezes, sem a legenda seria impossível de se entender o que falam. Sotaque que não precisa de piada para achar graça nas cenas. Definitivamente muito mais do que um ótimo passatempo.

O que ela achou: Adoro os sotaques de todas as regiões do Brasil. Nesse filme o cearencês carregado do personagem Francisgleydisson mostra como temos vários “Brasis” dentro do nosso país, com culturas e manias diversas. Em tempos de xenofobia por conta das eleições, seria bem interessante que as pessoas assistissem a esse tipo de filme, no qual mostra a pura cultura nordestina.

Quando for assistir, pesquise o que significa “espilicute”. Aguentei o Felipe semanas repetindo isso depois que vimos o filme. hahaha A história é muito bonitinha e tem também cenas engraçadíssimas.

Assista ao trailer:

Lançamento: 9 de agosto de 2013
Duração: 1h31min
Dirigido por: Halder Gomes
Atores principais: Edmilson Filho, Miriam Feeland, Roberto Bomtempo
Gênero: Comédia  , Romance , Família
Nacionalidade: Brasil

1 Comment

  1. Manu Matos
    02/11/2014

    Halder Gomes foi cabra homi em conseguir um blockbuster cearense. Muito bom o roteiro e o discurso de Fancis na abertura do cinema traduziu o sentimento de todo amante de cinema que se preze. Com certeza, um dos melhores filmes nacionais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *