ExperiMente Ler: O Caçador de Pipas

Por você, faria isso mil vezes!”

pipas_capa‘O caçador de pipas’ conta a história de Amir, um afegão há muito imigrado para os Estados Unidos, que se vê obrigado a acertar as contas com o passado e retorna a seu país de origem. O ponto de partida do livro é a infância do protagonista, quando Cabul ainda não era a capital do país que foi invadido pela União Soviética, dominado pelos talibãs e subjugado pelos Estados Unidos. (Fonte: Editora Nova Fronteira)

O que ele achou: Eu tinha 18 anos quando li esse livro, e em dois dias já havia o devorado – ok, eu tinha passado por uma cirurgia e não tinha muito o que fazer. Foi um dos livros onde mais aprendi, o qual abriu minha mente e passei a ver um romance ou drama como uma fonte de conhecimento cultural e de costumes de uma região. E nesse caso, foi sobre a região do Oriente Médio que sofre tanto preconceito.

Aprendi, também, que um romance não necessariamente é um conto romântico entre um homem e uma mulher. O que me pegou mais no livro foi as grandes demonstrações de lealdade, amizade e também como uma mente confusa pode mudar o rumo da vida das pessoas.

Por horas angustiantes e quase nada alegres, você fecha o livro imaginando quantos Hassans e Amirs existem pelo mundão. Leiam!

O que ela achou: Vou ser bem sincera: fiquei com muita raiva desse livro. Mas como sou brasileira e não desisto nunca, insisti e li até o fim. rs Por diversas vezes fechava o livro e xingava o Amir para o Felipe.

O que mais gostei no romance foi conhecer os costumes afegãos – antes e depois da invasão soviética -, costumes estes muito diferentes dos nossos que estamos no ocidente. Além de poder “sentir” os danos causados na região após ser tomada pelo Talibã.

São aquelas coisas que estamos acostumados a apenas ver na TV, de uma forma fria e objetiva nos noticiários; e não como uma história com pessoas, famílias e sentimentos. Apesar de ser uma obra de ficção, as referências históricas nos deixam com um nó garganta.

blog 004

O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini

Editora: Nova Fronteira
Páginas: 365 
ISBN: 9788520917671

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *