ExperiMente Ver: Capitães da Areia

“Vai lutar pelo o que tem mais de importante na vida, Zé. A liberdade!”

Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes desprezados pela sociedade. Órfãos, perambulam pela cidade de Salvador e cometem pequenos delitos para sustentar o Trapiche – nome que eles dão para onde vivem com outros meninos -, isso faz com que eles sejam constantemente perseguidos pela polícia. A chegada de Dora (Ana Graciela) ao Trapiche muda a rotina e a relação entre os meninos. O filme é uma adaptação do livro “Capitães da Areia”,  de Jorge Amado.

O que ele achou: Filme que retrata a malandragem da rua, o “Capitães da Areia” realmente é uma realidade quase que esquecida no Brasil, e o filme consegue retratar muito bem.

Ao assistir, fiquei com o pensamento de: “quantos Capitães da Areia devem existir por aí?”.  Os valores e sentimentos que, por vezes, a grande maioria esquece que um morador de rua pode ter. Porém, o filme ajuda a ver um outro lado, como fazem para se divertir,  se alimentar, os dramas, a fé, como sobrevivem. Um chá de realidade que todos precisam.

O que ela achou: Adoro filmes nacionais que retratam culturas diferentes das que vivemos aqui em SP. Além de gostar muito do sotaque baiano; acho tão carinhoso e fofo.

O filme “Capitães da Areia” me fez ver as crianças de rua de outra forma. Os personagens têm personalidades muito distintas, mas há uma coisa que os une: a vontade de ser alguém.

A trilha sonora produzida por Carlinhos Brown é muito bonita e dá um toquezinho especial para o filme.

Assista ao trailer: 

Lançamento: 7 de outubro de 2011
Duração: 1h36min
Dirigido por: Cecília Amado
Atores principais: Jean Luis Amorim, Ana Graciela, Roberio Lima
Gênero: Aventura , Drama
Nacionalidade: Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *