ExperiMente em SP: Exposição Ron Mueck

A cidade está repleta de opções culturais e o interesse pelas exposições só tem crescido, disso ninguém pode duvidar. A mostra que anda fazendo sucesso entre os paulistanos é a Ron Mueck – com suas esculturas realistas – e está em cartaz na Pinacoteca desde o dia 20 de novembro. 

São nove esculturas do artista australiano expostas em salas e ambientes separados, com cores e iluminações diferentes. Tem também a exibição do documentário “Still Life: Ron Mueck At Work” (2011-2013), o qual mostra o artista trabalhando em seu ateliê.

Ron Mueck 022
Mulher com as compras – Foto: ExperiMenteSP

É impressionante a perfeição que Ron Mueck teve ao reproduzir pelos, unhas, veias; até pensamos que fosse cabelo de verdade, mas não é. Se a escala das esculturas estivessem em tamanho real, facilmente seriam confundidas com pessoas. Chega a dar uma certa aflição ao olhar para algumas obras; todas parecem profundamente concentradas em seu próprio mundo.

Fomos à exposição num sábado chuvoso, chegamos lá 9h – abre às 10h – e a fila já estava virando a esquina da Pinacoteca. Era questão de minutos para que mais pessoas fizessem parte dela. Portanto, se não quer ficar muito tempo esperando, chegue cedo. Pois nem a chuva inibe as grandes filas e o interesse das pessoas (ainda bem!). 

A diversidade de público impressiona. São pessoas de idade, crianças, jovens… todos interessados em ver as esculturas de Ron Mueck. Em uma das obras, chamada “Natureza morta”, ouvimos uma criança dizer para a mãe “Ainda bem que é de mentira né, mãe?”. hahaha

Aproveite para conferir as exposições fixas da Pinacoteca também. 

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Onde: Praça da Luz, 2
Quando: Até 22 de fevereiro de 2015
terça a domingo, das 10h às 17h30; quinta-feira das 10h às 22h
Quanto: Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6 e R$ 3

Grátis às quintas, após as 17h, e aos sábados

Jornalista, 28 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *