ExperiMente Sair de SP: Templo Zu Lai

Foto: ExperiMenteSP

Com forte cultura oriental e arquitetura que nos remete a filmes de kung-fu, visitamos o Templo Zu Lai, cuja localização fica a pouquíssimos quilômetros da cidade de São Paulo, em Cotia. Considerado um dos maiores templos budistas da América Latina, o lugar transmite paz e possui uma beleza de tirar o fôlego de qualquer um. Vale a visita mesmo para aqueles que não são adeptos da religião.

Bem ao estilo de palácios chineses, o templo tem um ar de misticismo e cada cantinho dele tem um detalhe impressionante: escadarias, pilares, jardins com estátuas, fonte de pedidos, oferenda de incensos.

Com uma grande clareira e um gramado impecável, temos a visão do templo onde acontecem as cerimonias – que são aos domingos, a partir das 10h. Qualquer pessoa pode acompanhar uma cerimônia com recitação, em chinês, de mantras (palavras sagradas) e sutras (escrituras budistas). Elas podem também ser em português, é bom consultar a agenda antes e se programar.

É possível fazer pedidos e agradecimentos na oferenda de incensos; escrever num papel e pendurar numa árvore; ou jogar uma moeda na fonte. Quem quiser ler uma palavra do Darma, em português ou em mandarim, é só pegar um dos pergaminhos em frente à sala de cerimonias.

Foto: ExperiMenteSP

Existe também um pequeno museu com estátuas e objetos com detalhes impressionantes. Os monitores ficam de prontidão para tirar as duvidas dos visitantes. Além disso, o templo possui um lindo jardim, com uma ponte de madeira que atravessa o lago cheio de peixinhos e tartarugas. Excelente local para contemplar a natureza, relaxar e meditar.

Aproveitando a onda de purificação que se estabelece no dia, prove a culinária vegetariana do templo. Por um preço fixo (R$ 25), você come à vontade. Visitamos também a cafeteria, a loja e livraria. O único problema é que não conseguimos levar nada, estávamos apenas com cartão de débito e eles aceitam apenas dinheiro – o que tínhamos, gastamos no restaurante.

Dica: Visite a República das Bananas – que fica na mesma estrada do templo – para tomar um açaí, um suco natural e o melhor: dar comida para os esquilos. Em breve faremos um post apenas sobre esse local.

Obs.: Veja as regras de conduta do templo antes de visitá-lo.

Felipe e Bruna - ExperiMenteSP
Felipe e Bruna – ExperiMenteSP

Templo Zu Lai 
Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461 – Jardim Pioneira, Cotia – SP
http://www.templozulai.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *