ExperiMente Ver: Ensaio Sobre a Cegueira

“Alegria e tristeza não são como óleo e água. Elas coexistem.”

Após sofrer uma epidemia “cegueira branca”, a população vive um colapso e chega ao extremo pelas necessidades básicas de sobrevivência.

O que ele achou: Filme adaptado da obra de Saramago e uma das exigências do criador da obra era que o diretor do filme não deixasse transparecer onde a história acontecia, e isso é muito interessante. Conseguimos identificar que as cenas foram gravadas em alguns lugares do mundo. Uma delas em São Paulo, onde vemos a Ponto Estaiada ao fundo.

Eu não sou muito chegado nessas paradas de apocalipse zumbi e tudo mais, porém a epidemia de cegueira que acontece no filme dá a impressão que o fato é totalmente plausível. Por incrível que pareça, não é a doença em si que mais assusta, mas sim a reação das pessoas que, até em momentos extremos, tentam tirar algum tipo de proveito da situação.

O que ela achou: Adoro filmes/seriados pós-apocalípse. ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ é, certamente, um dos mais diferentes nessa categoria. O livro eu ainda não li, mas não tenho dúvidas de que seja mais interessante. Saramago, né? rs Não saber onde realmente acontece a epidemia de cegueira é uma das características do livro a qual foi preservada no filme.

Mas enfim, sobre o filme é aquilo: revela o instinto mais selvagem e obscuro da humanidade na luta pela sobrevivência. Uma única pessoa, sem explicação alguma, não foi afetada pela epidemia e tem o fardo de reencontrar a civilização nas pessoas. Difícil.

Assista ao Trailer:

Lançamento: 12 de setembro de 2008
Duração: 2h01min
Dirigido por: Fernando Meirelles Atores principais: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga
Gênero: Drama, Ficção científica
Nacionalidade: Brasil, Canadá, Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *