ExperiMente em SP: Leonardo da Vinci – A Natureza da Invenção

– Quem foi Leonardo da Vinci?

– Foi aquele cara que desenhou a Mona Lisa e a Santa Ceia, não foi?

– Sim, foi. Mas está longe de ser apenas um pintor.

Foi o que aprendemos na mostra Leonardo da Vinci – A Natureza da Invenção, exposta no prédio da FIESP, na Paulista, até dia 10 de maio. A exposição é um conjunto de projetos, maquetes, desenhos e réplicas que foram criadas por grupos de engenheiros em 1952.

Ficamos espantados com a versatilidade do gênio renascentista que coleciona profissões como: matemático, físico, cientista, geólogo, engenheiro, arquiteto, botânico, zoólogo, anatomista, filósofo, poeta, músico.

Genialidade que é explicada ao caminhar pela exposição e nos depararmos com réplicas de suas obras. A exposição é dividida por núcleos: Introdução; Transformar o movimento; Preparar a guerra; Desenhar a partir de organismos vivos; Imaginar o voo; Aprimorar a manufatura e Unificar o saber.

Transformar o movimento: Observamos obras criadas por meio da mecânica, usando engrenagens, contra pesos e muita matemática.

Preparar a guerra: Carro blindado em 1540? Sim, nesse núcleo nos deparamos com seus feitos em prol de exércitos, defesas e ataques.

Desenhar a partir de organismos vivos: Com vídeos temos exemplificado de forma clara como Leonardo da Vinci se inspirava no reino animal em seus projetos.

Imaginar o voo: Grandes obras que tinham a ideia de riscar os céus e na época ainda não era viável. Facilmente conseguimos enxergar suas influências nos dias de hoje como, por exemplo, o paraquedas.

Unificar o saber: Podemos ver algumas obras arquitetônicas, principalmente de igrejas, cuja estrutura era feita com olhos totalmente futuristas para a época.

Aprimorar a manufatura: Criações que ajudaram no desenvolvimento das indústrias.

Exposição muito interativa e repleta de surpresas.

Leonardo da Vinci – A Natureza da Invenção
Local: Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
Endereço: Avenida Paulista, 1313
Quando: diariamente, das 10h às 20h
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *