Exposição Migrar: Experiências, Memórias e Identidades

Local emblemático para construção do nosso país, é na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás que fica o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Local onde era o start de várias histórias de pessoas e famílias que hoje vivem em São Paulo e pelo resto do país. Atualmente, o museu abriga a mostra de longa duração chamada “Migrar: Experiências, Memórias e Identidades”.

O museu conta com muitas fotos, histórias e até uma sala que simula a hospedaria, com beliches e mesas onde aconteciam as refeições. Há também objetos e documentos originais dentro de gavetas. Uma mistura de sentimentos como: alegria, nostalgia, tristeza, entre outros sentimentos inexplicáveis. O fato é que quem passou por ali tinha um sonho de uma vida melhor e a tristeza de uma despedida.

Foto: ExperiMenteSP

A exposição é um olhar macro de tudo que nossos avôs e avós contam para nós desde pequenos. Ou melhor, nossos nonnos e nonnas, ojiisan e obaasan, abuelo e abuela, selenis e selene. Além da história da imigração que aconteceu no país, também podemos conhecer o porquê e como aconteceu a migração no início da civilização do planeta. Exposição muito interativa, com vídeos, ilustrações, fotos, entre outras curiosidades.

Aproveite o passeio para andar no trem Maria Fumaça. Não fica no museu, mas sim no final da rua. Falaremos dele no post da semana que vem.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca
Quanto:  R$ 6 / R$3 (meia-entrada). Gratuito aos sábados.
Quando: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h.
Site: http://museudaimigracao.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *