‘Zootopia’ faz uma crítica social e política do mundo real em desenho

“É um ridiculo e por um acaso ele é uma raposa, mas existem vários coelhos ridículos também”

Zootopia é uma cidade diferente de tudo o que você já viu. Formada por “bairros-habitat”, como a elegante Praça Sahara e a gelada Tundralândia, essa metrópole abriga uma grande diversidade de animais irreverentes sempre prontos para encarar uma nova e divertida aventura.Quando Judy Hopps (voz de Monica Iozzi) chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha da equipe da polícia, formada por animais grandes e fortes, não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela embarca em uma aventura atrapalhada e bem humorada, ao lado do malandro raposo Nick Wilde (voz de Rodrigo Lombardi) para desvendar um grande mistério.

O que ele achou: Não é de hoje que a Disney aborda sutilmente temas sociais importantes, porém desta vez – pelo menos ao meu ver – eles foram menos sutis e deixam bem claro que o objetivo principal do preconceito é destruir sonhos. O que também fica bem claro no filme, que nunca antes existiram tantas pessoas com o intuito de desafiar e, claro, vencer preconceitos que no futuro irão envergonhar muita gente. Baita crítica social e até política, deixando claro para criançada do que alguém é capaz pelo poder, filme ótimo para os dias que vivemos.

O que ela achou: É incrível como a Disney vem conseguindo mudar o seu jeito de criar histórias. Há algum tempo os desenhos já não envolvem a dependência feminina de um príncipe encantado. ‘Valente’ mostra o amor entre mãe e filha, ‘Frozen’ entre irmãs, entre outros filmes que estrearam nos últimos anos. Judy, a coelhinha policial de ‘Zootopia’, é mais uma prova de que a Disney vem tentando mostrar a força feminina em seus filmes.

‘Zootopia’ foi além. Como o próprio nome diz, o filme é a “utopia dos animais”, onde presas e predadores vivem em completa harmonia. De forma sutil o filme fala sobre o preconceito, corrupção, o mau atendimento público, bullying. Um filme para ensinar crianças e dar um soco no estômago dos adultos.

Assista ao trailer:

Lançamento: 17 de março de 2016
Duração: 1h48min
Dirigido por: Byron Howard, Rich Moore
Vozes: Ginnifer Goodwin, Jason Bateman, Idris Elba
Gênero: Animação, Família, Comédia
Nacionalidade: EUA

1 Comment

  1. Alexandre Chollet
    24/06/2016

    Muito interessante, vou aplicar a partir de hoje heheh

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *