São Paulo do Alto: Mirante 9 de Julho

Demos início à nossa saga por lugares com vistas do alto da cidade! 🙂 Começamos pelo Mirante 9 de Julho por acaso num dia que estávamos pela Avenida Paulista. A vantagem deste mirante é o acesso sem burocracia, por não precisar de agendamento prévio. É só descer a rua lateral do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e pronto, chegou!

Processed with VSCO with a5 preset
Foto: ExperiMenteSP

De um passado esquecido e vazio para um ambiente multicultural e cheio de vida. O mirante foi construído em 1938 junto com o Túnel da Avenida 9 de Julho. Mas, o que era para ser algo como um observatório, não foi NADA por 76 anos!

Foi em 2015 que o espaço foi aberto, gratuitamente, ao público e hoje abriga um restaurante e um café. Além da vista privilegiada para uma das principais avenidas da cidade, no o Mirante 9 de Julho é possível encontrar as mais diversas expressões culturais, podendo, até mesmo, ser chamado de um centro cultural. Lá já foi palco de cinema a céu aberto, exposição de arte urbana, divulgação de projetos musicais e feiras independentes. Bacana, né? E para quem precisa daquele espacinho para co-working, lá tem internet e café. Não precisa de mais nada, né?

Processed with VSCO with a5 preset
Felipe e Bruna – Foto: ExperiMenteSP

Como passamos por lá após almoçarmos, só sentamos para tomar um cafezinho e tirar umas fotos do lugar (pretendemos voltar para provar as delícias do restaurante). A Cafeteria Isso é Café tem até  vasinhos de pés de café para vender! <3 O pessoal que trabalha lá é tão simpático que dá vontade de abraçá-los. hahaha Queríamos tirar uma foto de nós dois, e a moça do restaurante gentilmente fez esse favor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para nós, a reabertura do Mirante 9 de Julho representa a importância de ocuparmos os espaços públicos da cidade e enchê-los de vida. Era vazio e abandonado, agora é mais um motivo de orgulho para nós paulistanos. Aquele típico lugar que levamos o amigo gringo ou de outra cidade para conhecer.

A nossa saga não para por aqui, além da nossa busca por mirantes, queremos encontrar mais lugares com propostas como esta: ser aberto ao público, incluir ao invés de excluir. <3

Mirante 9 de Julho
Endereço: Rua Carlos Comenale, S/N – Bela Vista
Aberto de terça à domingo (e feriados)
Espaço cultural: 10h às 22h
Restaurante Mirante Efêmero: 12h às 22h
Cafeteria Isso é Café: 10h às 20h
Entrada: gratuita
Site: https://mirante.art.br/

Veja também

São Paulo do Alto: Pedra Grande

São Paulo do Alto: Copan

São Paulo do Alto: Rooftop do Complexo Tomie Othake

São Paulo do Alto: Visita ao topo do Edifício Martinelli

São Paulo do Alto: Visita ao topo do Edifício Matarazzo

Jornalista, 28 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *