A obra Transarquitetônica, de Henrique Oliveira, localizada no térreo do Anexo Original do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), foi prorrogada para 25 de janeiro. Ela está exposta desde abril deste ano.
Na sala projetada por Oscar Niemeyer – são 1600 m² do edifício -, a intervenção serpenteia a colunata pensada pelo arquiteto. Segundo Tadeu Chiarelli, curador da exposição, o artista não projetou mais uma espaço de passagem, trata-se de um trabalho de arquitetura que engloba pintura e escultura.
A obra é visualizada de duas formas: por fora dela, no mezanino, onde conseguimos observar a grandiosidade e o trabalho que o artista teve; a outra forma é percorrendo as instalações da Transarquitetônica, uma espécie de labirinto, são corredores espaçosos ou estreitos.
Henrique Oliveira nos faz refletir e observar as diversas transformações passadas pela arquitetura, desde o racionalismo modernista até as cavernas do passado. Podemos ver e sentir a criatividade e o poder de adaptação do ser humano, que consegue (sobre)viver nas mais distintas condições.
MAC USP Ibirapuera
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo-SP, Brasil
Data: Até 25 de janeiro de 2015
Horários: Terça das 10 às 21h; quarta a domingo, 10 às 18 horas; segundas: fechado
Quanto: Entrada gratuita