Em meio ao centro histórico da capital paulista, há um pequeno museu sobre a fundação da cidade de São Paulo, em 1554, pelos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. O Museu Anchieta, localizado no Pateo do Colégio, apresenta os diversos usos que aquele local teve nos últimos anos. Toda a trajetória da cidade é contada através de textos, mapas, maquetes e ilustrações.
Na área externa do museu, podemos tomar um café; ver o altar e a cruz que foram utilizados na vinda do Papa João Paulo II; e até uma grande parte da muralha que fazia a segurança de São Paulo na época – a qual chama atenção pelos materiais utilizados no processo de construção como, no caso, sangue de boi. Eu hein?!
Já na parte interna do museu, no primeiro andar, podemos conhecer a história de São Paulo. Através de mapas, maquetes e textos pelas paredes. No segundo andar, encontram-se utensílios utilizados no dia a dia na época e trabalhos preciosos e impecáveis de arte sacra como, por exemplo, imagens de santos, pias de água benta e objetos que faziam – e ainda fazem – parte dos rituais católicos.
Ainda no segundo andar, em um dos cantos do salão, existe uma salinha bem escura com uma iluminação no teto que lembra constelações e um maravilhoso oratório. Uma salinha pequena capaz de tirar o folego. Já a cripta abre apenas às 14 horas e infelizmente não conseguimos ir.
A estação de metrô da Sé fica próxima ao Pateo do Colégio. Nesse caso, a linha vermelha serve como um verdadeiro túnel do tempo. hahaha Uma viagem ao passado e à conhecimentos incríveis como: a caminhada e missão jesuíta; os interesses do governo português e um pouco – mas bem pouco mesmo – dos “gente boa” dos bandeirantes.
Museu Anchieta
Onde: Largo Pátio Do Colégio, 2 – Sé
Quanto: R$ 6,00
Quando: De terça a sexta: 09h às 16h45 / Sábado e domingo: 09h às 16h30 / Segunda: fechado