“O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos”
Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos.
O que ele achou: O livro foi me ganhando aos poucos. No começo o estranhei por dois motivos: nunca ter lido um livro que fala de amores e paixões e a forma de escrever do Pedro Chagas Freitas.
Quando digo “livro que fala sobre amores e paixões”, me refiro às essências dessas duas palavras e não a um simples romance. São amores dos mais variados tipos e paixões das mais variadas intensidades.
O livro é composto de crônicas sobre pessoas comuns. Durante a leitura, descobrimos a identidade de quem conta a história, para quem é e que tipo de relacionamento que existe entre os envolvidos.
Sem descrever características físicas, as crônicas têm o poder de nos fazer criar as pessoas, imaginar perfeitamente quem está escrevendo, talvez por serem histórias bem reais e comuns. E no fim do livro – não, isso não vai ser um spoiler -, descobrimos o porquê de tudo isso. O livro conta com a colaboração de vários leitores do autor.
Adorei conhecer esse livro. Cada crônica é uma caixinha de surpresas, adorei terminar uma e começar outra. Gostei muito mais das que pedi para a Bruna ler para mim. 🙂
O que ela achou: Se tem uma coisa que as pessoas adoram falar é de relacionamentos. Já parou para reparar? Uma viagem de metrô que você faça, com certeza irá passar por duas ou mais pessoas que estarão falando sobre isso.
O livro “Prometo Falhar” fala disso. É um apanhado de crônicas e poemas que abordam nada mais do que o mais puro e sincero amor. Seja ele entre casais, pais e filhos, até mesmo por desconhecidos – sim, aquele famoso amor platônico.
Há crônicas que fizeram meus canais lacrimais trabalharem, mas também algumas que pensei “ai que exagero, sai dessa!” e outras que tive vontade de tacar o livro nos trilhos do metrô.
A obra “Prometo Falhar” me fez perceber que não existe uma forma correta, única e universal de amar. Cada um tem o seu jeitinho e que é, muitas vezes, cheio de falhas. Talvez quando se ama de verdade, não exista perfeição. Aliás, o que é perfeito para mim, pode ser o imperfeito para outras pessoas.
Agradecimentos: Ficamos muito felizes de ganhar o livro antes mesmo do lançamento, agradecemos a editora Conceito Novo e o escritor Pedro Chagas Freitas pelo mimo.
Prometo Falhar
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Páginas: 392
ISBN 9789897540769