Em tempos de puro individualismo e relações baseadas em redes sociais, ver um projeto como o Café com Vito dá uma aquecida no coração e reascende a esperança de que ainda existem pessoas que fazem a diferença, mesmo em meio ao caos em que as coisas estão pelo mundo afora.
Victor Freitas convida pessoas, conhecidas ou não, para tomar um café e ter conversas fora do mundo virtual. A experiência desse encontro é registrada no Instagram de Victor (@viktorfreitas) em foto e uma breve reflexão sobre o papo que teve com o seu convidado. A ideia surgiu após ele perceber como “somos desconectados com as pessoas que estão ao nosso redor”. O projeto, criado em agosto deste ano, já teve mais de 40 cafés, 36 já publicados. “Alguns cafés não serão registrados, algumas pessoas não quiseram a foto e apenas tivemos o bate-papo”, conta.
Nós decidimos fazer ao contrário, conhecemos o projeto por acaso e o Felipe que pediu para o Victor tomar um café conosco. E o próprio Victor nos disse que gosta quando as pessoas o convida para o café. Então, se você se interessou pelo projeto, manda uma mensagem para ele. 🙂 Olha, a experiência é incrível! Não podemos revelar a dinâmica do bate-papo, mas podemos dizer: falar sobre sua vida e coisas do dia a dia com uma pessoa que você nunca viu na vida é muito bacana! Saímos do Urbe Café revigorados.
Antes mesmo de encontrar com o Victor, a situação já me fez refletir: “Caramba! Estamos indo ao encontro de um desconhecido e se eu vi minha amiga, praticamente vizinha, duas vezes neste ano, foi muito”. E após o bate-papo com Victor tive certeza que precisava vê-la. No dia seguinte,marquei de ver essa minha amiga, a Ludymila. E o Felipe convidou os amigos para se reunirem na casa dele, como há tempos não faziam. E é exatamente esta mensagem (uma delas, né) que o Victor tenta passar com o projeto Café com Vito.
Bom, o resultado do nosso encontro vocês verão no Instagram do Victor, se não me engano seremos o #38. 🙂 Para saber mais sobre o projeto, confira nossa entrevista exclusiva:
ExperiMenteSP – O que te motivou a criar o Café com Vito?
Victor Freiras: Eu vi, há uns dois anos, um projeto de um australiano que decidiu convidar seus amigos do Facebook para tomar café. Depois de muito tempo, eu pensei sobre essa ideia e percebi como somos desconectados com as pessoas que estão ao nosso redor. Quanto conhecemos muito pouco das pessoas da nossa família, amigos próximos ou quem convivemos no dia a dia. Por isso, decidi explorar esses relacionamentos interpessoais e conhecer mais elas, pessoas conhecidas ou não, através de um simples gesto de sentarmos frente a frente para conversar.
E: Após as conversas que têm com amigos e desconhecidos, qual a experiência que você leva disso tudo?
VF: O projeto tomou proporções que não imaginava. Além de toda a experiência que tenho com o projeto, com as fotos e textos, tenho aprendido muito com as histórias. Tenho refletido muito sobre o que me contam, isso me faz desenvolver mais a empatia e conhecer algo diferente. Dentre muitas histórias percebo que temos quase que as mesmas questões internas, laços com famílias e eventos de superação. Isso faz com que a gente se conecte em vários níveis.
E: E o que você espera que as pessoas levem com elas após tomar um café contigo?
VF: Espero que elas possam ter uma experiência de darem uma pausa, saírem do mundo digital e, principalmente, terem uma viagem nas boas histórias das suas vidas. Hoje vivemos na correria e reclamamos fácil das coisas. Acabamos esquecendo das coisas boas que já aconteceram em nossas vidas. Apenas quero que elas tenham um momento incrível e bom do dia delas. Sorriam, abracem e convide seus amigos para tomar café!
E é por causa desse projeto que voltaremos a postar atitudes inspiradoras, no começo do blog fazíamos isso, mas era apenas no Facebook. Agora publicaremos no blog! Então, se você conhece algum projeto bacana, deixe nos comentários! 🙂
Agradecemos por compartilhar deste projeto conosco! Até o próximo café, Victor! 🙂