E lá vamos nós para mais um tour com a pessoa que mais nos ensinou sobre nossa cidade até hoje: a Luana Fernandes das páginas @ilovesaopaulo e @galeriadorocktours. Da última vez nosso tour foi sobre as Galerias do Centro e dessa vez foi sobre Street Art e com a companhia dos queridos Instas de SP.
O tour durou cerca de 4h andando. O ponto de encontro foi no Largo da Santa Cecília e fomos caminhando pelo Centro da cidade. Observamos os grafites, intervenções urbanas, arquitetura e muitas outras curiosidades. Terminamos no topo da Galeria do Rock, que tem um jardim incrível com muitas plantas e até abelhas sem ferrão que são responsáveis pelo replantio das árvores da cidade.
Durante o tour encontramos milhares de intervenções e comentamos sobre cada uma delas. Porém, as paradas foram basicamente para contemplar os grafites que fizeram parte do evento Obra Festival de 2015. É incrível as ideias dos caras e o olhar que cada um tem do mundo, a grandiosidade e a conservação que as obras se encontram depois de quase 2 anos.
A arte de rua tem umas particularidades únicas – principalmente no Brasil -, como a Lu nos ensinou ‘’ela é feita da rua para a rua’’. Então o artista sempre está ciente que a partir do momento que ele termina a arte, tudo pode acontecer com ela, como: outras intervenções, ser ‘’apagada’’ e, até mesmo, construírem um prédio em cima do grafite, como podemos ver na foto abaixo. 🙁
Essa arte é forte, contestada e que dividem opiniões, mas a verdade é: qual arte e movimento cultural de expressão que não viraram polêmica?
A arte de rua é capaz de alegrar o dia de muitas pessoas, cutucar com problemas sociais e emocionar.
E sabe o lado bom de tudo isso? É que vemos esse movimento todo acontecer em tempo real, vivos, seguindo os artistas em redes sociais, os encontrando no metrô, vendo como as cidade muda de um dia para o outro como se fosse viva. E a dica que eu dou é: fotografe, aquilo que fez você parar o seu trajeto hoje, amanhã pode não estar mais lá!