O Parque da Independência é um daqueles lugares de São Paulo que unem muitas coisas diferentes em apenas um local. Lá dentro parece que entramos em outro mundo com tantas coisas diferentes acontecendo ao mesmo tempo.
A caminhada no perímetro do parque tem um percurso bastante extenso e surpreendente. Começando pela parte de cima, em que é possível observar o Museu Paulista que conta a história do império brasileiro – infelizmente está fechado para reforma e só volta em 2020 -, passando por um jardim cheio de arbustos e um chafariz que quando está ligado é muito lindo.
Atravessando uma pequena rua, damos de cara com uma grande ladeira cheio de skatistas. Pode e vede descer tranquilos, os caras são muito conscientes e é muito raro algum esbarrão acontecer. Já lá embaixo, contornamos o Monumento à Independência do Brasil, que é nada mais nada menos que o Mausoléu Imperial e guarda o corpo do Dom Pedro I.
E, após descer uma longa escada, demos de cara com o córrego do Ipiranga presente no nosso Hino Nacional.
Já a ladeira é ideal para quem procura adrenalina, de cara o que se destaca é o skate, porém nada impede de você andar de patins, bikes, carrinhos de rolimã, entre outras modalidades.
Mas se você só quer ficar de boa, lá também é possível. Em torno da ladeira tem um bonito gramado onde já vi pessoas fazendo pic nics, tomando sol com roupas de banho, praticando Yoga, tocando violão ou apenas sentado observando o movimento. É incrível a energia do lugar, a harmonia entre a calma e os esportes.
Ou seja: é tranquilidade, é adrenalina, é história e é caminhar em cima da história do País.
Parque da Independência
Endereço: Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga
Horário de funcionamento: 5h às 20h
Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=5747