Depois de 2 anos fechado, enfim os paulistanos vão poder voltar a visitar o Edifício Altino Arantes, conhecido como Banespão, porém agora ele vem repaginado e até ganhou um novo nome: Farol Santander – vai ser difícil a galera não chamar ele de Banespa ou Banespão, né? rs A ideia é transformar o edifício em um polo comercial de um lado e cultural de outro, sendo assim, eles reformaram 11 andares e em cada um deles tem algo voltado para cultura, entretenimento, gastronomia e novas experiências.
1° Andar – Hall do Térreo
A experiência começa já no hall de entrada do prédio; a arquitetura original feita em art déco e um lindo lustre de 13 metros de altura são capazes de fazer qualquer um passar algum tempo olhando para todos os cantos do andar antes de partir para o passeio.
2° Andar – História do Prédio e a Cidade
Em uma breve passagem por um túnel onde toda a parede é coberta por telas bem iluminadas e coloridas, somos colocados em uma imersão de sentimento sensorial junto à história do edifício e da cidade de São Paulo.
3° Andar – Rotina Bancaria
Como era um banco na década de 50? Nesse andar podemos conhecer a mobília e equipamentos originais simulando uma agência bancária igual a que funcionava no prédio em seu início.
4° Andar – Obra Vista 360° de Vik Muniz
O artista fez uma vista 360° do centro de SP entorno Edifício Altino Arantes. O interessante é que a paisagem foi praticamente desenhada com materiais reciclados da reforma do edifício. É muito bacana ficar observando os detalhes de cada foto e encontrar uns canos, fios, plásticos e tudo mais. Depois da obra pronta, ele fotografou e essas fotos que fazem a visão 360°.
5° Andar – Sala da Presidência
Andar totalmente original com sala de reunião e sala da presidência.
8° Andar – Arena 8
Andar criado para debates e palestras que serão realizadas aos sábados com temas variados, porém focados em inovações.
19° Andar – Arte e Sucata Marcelo Stefanovicz
Marcelo Stefanovicz pegou resíduos descartáveis que a reforma gerou e transformou em acentos, castiçais, fruteiras e muitas outras coisas.
21° Andar – Pista do 21 por Bob Burnquist
A única coisa que eu não gostei – por ter andando de skate um bom tempo na minha vida -, esse era o andar que eu estava mais ansioso para conhecer. Com o valor de R$ 50,00 por hora, o prédio cortou totalmente a presença do que há de mais importante no esporte, que é a molecada que está diariamente andando nas ruas de São Paulo. Não entendi o propósito da pista, sério! Fiquei tão chateado que esqueci de fazer storie do andar. 🙁
22° Andar – Exposição Diurna de Lara Vinci
Fazer uma exposição nesse prédio o desafio é grande! A concorrência pela atenção é muito alta: o edifício é lindo visto de fora, já dentro as vistas pelas janelas são espetaculares. E agora? O que fazer para dividir a atenção do público? A artista mandou muito bem criando uma sala extremamente clara, onde podemos brincar com as sombras utilizando muito bem a luz externa, e com ajuda de luzes artificiais, ela vai simulando as mudanças que acontecem em um dia claro.
23° Andar – Exposição realizado pelo Coletivo Tundra
Imagina algo TOTALMENTE contrario da exposição do 22º andar! Essa exposição é efetuada em uma uma escuridão, com luzes espalhadas pelo teto e paredes que reagem a um som bem perturbador.
25° Andar – Loft do 25
O loft é um quarto superluxuoso e muito bem decorado para quem deseja se hospedar por ali. Com uma cama virada para uma janela enorme, pensei como seria acordar com aquela vista, porém ficarei só imaginando mesmo, pois para se hospedar no loft é R$ 4 mil POR NOITE. Dá uma olhadinha no Airbnb!
26° Andar – Mirante e Café do 26 por Café Suplicy
É uma bela visão capaz de pegar praticamente toda São Paulo é um ótimo lugar para passar um tempo pensando na vida, deslumbrando-se com a paisagem e, de quebra, tomar um cafezinho. 🙂
Farol Santander
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro
Site: https://www.farolsantander.com.br/#/
Ingresso: https://www.ingressorapido.com.br/venda/?id=4751#!/tickets