Mercados Municipais são sempre um charme. Independente de sua estrutura. Eles têm uma porção de coisas deliciosas que, geralmente, só encontramos por lá. Em viagens, as pessoas costumam visitar os mercados municipais da cidade, mas já parou para pensar que às vezes exploramos pouco o da nossa própria região? Não vale me dizer que já visitou o Mercadão, mas e o da Lapa? E o de Pinheiros mesmo?
Não podemos falar muito também, já que a primeira vez que pisamos no Mercado Municipal de Pinheiros foi em março deste ano. O que nos fez chegar lá foi a busca por um lugar para comer próximo de onde estávamos com o Guia dois por um. Quando disse para o Felipe que o C6 Burger ficava no Mercado Municipal de Pinheiros, ele não exitou em aceitar e ainda dizer que estava supercurioso para conhecer o mercado do qual muita gente estava falando ultimamente.
Revitalização
E o motivo de tanto falatório tem explicação: sua revitalização que começou em 2014 , com a chegada de lojas e restaurantes de chefs renomados. Conhecido como “Mercado dos Caipiras” na época em que foi fundado, em 1910, por conta dos produtores e comerciantes do interior de São Paulo, foi demolido para a construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Em 1971, o novo prédio foi reinaugurado no endereço atual. Em uma área de 4 mil metros quadrados, o mercado possui mais 30 boxes que se dividem em quintandas, empórios, restaurantes, mercearias, açougue, floricultura. Um deck com mesas ao ar livre oferece o conforto para quem quer descansar após as compras ou apenas comer em alguma das lanchonetes do local.
É uma perdição gastronômica
Para se ter uma ideia do que achamos por lá, veja também esse post sobre o C6 Burger. É fato que ficamos com muita vontade de visitar também os outros restaurantes. Lá tem a Comedoria Gonzales, uma cevicheria do chef boliviano Checho Gonzales; o Café Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira; Napoli Centrale, pizza napoletana da dupla Marcos Livi e Gil Guimarães, também donos do C6 Burger. Tem como resistir à visita? Não tem! Isso porque só falamos de alguns dos existentes por lá, mas também tem restaurante por quilo, bolinho de bacalhau, massa fresca.

Tem tabacaria, empório, laticínios, empório…
Uma das lojas que mais nos impressionou foi a Tabacaria, algo que não estávamos acostumados a ver em um mercado municipal. Um verdadeiro paraíso para os apreciadores de fumo, cigarros de palha, charutos e tudo mais. Ao lado dela, um empório tinha uma fila enorme com pessoas segurando suas senhas esperando sua vez. Enquanto eu observava essa movimentação, Felipe se acabava na loja de laticínios ao lado provando os queijos. rs Outra loja que amamos foi a de temperos, parecia um verdadeiro laboratório das especiarias, com tantos vidros espalhados pelas prateleiras.

E, claro, muitas hortaliças, frutas e legumes
O que seria de um mercado sem a beleza e o colorido das frutas, não é mesmo? É de encher os olhos quando entramos pelo segundo andar do mercado e, ao olhar para baixo, ver todas aqueles vegetais, folhas e frutas juntos. Dificilmente você sairá de lá sem tirar a foto clássica que abre esse post.
Uma opção para fugir do centro
Ir ao Mercado Municipal de Pinheiros pode ser uma opção para fugir da loucura que é o centro de São Paulo. Além de ficar bem próximo ao metrô Faria Lima, é um ótimo lugar para levar o amigo que veio de outra cidade ou estado.
Mercado Municipal de Pinheiros
Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros
Segunda a sábado, das 8h às 18h
Estacionamento gratuito
o estacionamento é barato, mas não é gratuito.
Pode ser que tenha mudado, então. Porque quando fomos, em 2018, era gratuito. 🙂