Em estilo clássico francês, a Casa das Rosas é um dos casarões sobreviventes à modernização da Avenida Paulista. Foi construída com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar pelo arquiteto Ramos de Azevedo, ao lado de outras mansões, na época, de milionários barões de café . E, convenhamos, é um charme passar por lá e ver o contraste do novo com o antigo. Um prédio comercial todo espelhado ao fundo da casa deixa muito claro esse contraste e prova como é possível a convivência do moderno com a preservação do patrimônio histórico da cidade.
Café escondido atrás da mansão
É na antiga garagem para os carros da família de Ramos de Azevedo que abriga atualmente o Caffè Ristoro. Quem passa com pressa em frente à Casa das Rosas, não imagina a delícia que é este lugar. Com mesas ao ar livre no meio do jardim, fica difícil escolher entre tantas coisas gostosas no cardápio, cujos produtos são todos de fabricação própria e diária pela Rotisserie Il Pastaio Pasta Fresca – Dal 1970. Resolvemos tomar um café da manhã lá no nosso aniversário de namoro, em um sábado de Sol. Faça isso um dia e não se arrependerá!
Banheiros
Eles são um espetáculo à parte. Com louças importadas, o banheiro tem o tamanho de um quarto e uma casa comum hoje em dia. No passeio turístico que fizemos com O Melhor de Sampa, ele nos disse que há um objeto do banheiro que, ao ser empurrado, um cofre se abre.
Espaço cultural
Em 2004, rebatizada como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, recebeu um acervo de 20 mil volumes da biblioteca do poeta Haroldo de Campos (1929-2003), doados por sua família à Secretaria da Cultura do Estado. Desde então, há cursos cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, entre outras coisas.
Jardim e arquitetura
Obviamente, todo turista adora ter aquela foto para guardar de recordação. E a Casa das Rosas possui o cenário perfeito para isso, tanto por seu jardim, quanto pela arquitetura. Dificilmente alguém passa por ali sem fazer um registro da visita.
Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h