Casa das Rosas abriga uma deliciosa cafeteria italiana no jardim

Em estilo clássico francês, a Casa das Rosas é um dos casarões sobreviventes à modernização da Avenida Paulista. Foi construída com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar pelo arquiteto Ramos de Azevedo, ao lado de outras mansões, na época, de milionários barões de café . E, convenhamos, é um charme passar por lá e ver o contraste do novo com o antigo. Um prédio comercial todo espelhado  ao fundo da casa deixa muito claro esse contraste e prova como é possível a convivência do moderno com a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Café escondido atrás da mansão

É na antiga garagem para os carros da família de Ramos de Azevedo que abriga atualmente o Caffè Ristoro. Quem passa com pressa em frente à Casa das Rosas, não imagina a delícia que é este lugar. Com mesas ao ar livre no meio do jardim, fica difícil escolher entre tantas coisas gostosas no cardápio, cujos produtos são todos de fabricação própria e diária pela Rotisserie Il Pastaio Pasta Fresca – Dal 1970. Resolvemos tomar um café da manhã lá no nosso  aniversário de namoro, em um sábado de Sol. Faça isso um dia e não se arrependerá!

Bruna tirando foto
Como resistir a esse café da manhã?

Banheiros

Eles são um espetáculo à parte. Com louças importadas, o banheiro tem o tamanho de um quarto e uma casa comum hoje em dia. No passeio turístico que fizemos com O Melhor de Sampa, ele nos disse que há um objeto do banheiro que, ao ser empurrado, um cofre se abre.

Uma ou três Brunas?

Espaço cultural

Em 2004, rebatizada como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, recebeu um acervo de 20 mil volumes da biblioteca do poeta Haroldo de Campos (1929-2003), doados por sua família à Secretaria da Cultura do Estado. Desde então, há cursos cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, entre outras coisas.

Jardim e arquitetura

Obviamente, todo turista adora ter aquela foto para guardar de recordação. E a Casa das Rosas possui o cenário perfeito para isso, tanto por seu jardim, quanto pela arquitetura. Dificilmente alguém passa por ali sem fazer um registro da visita.

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h

Previous post 13 gulodices imperdíveis em São Paulo
Next post Duas Terezas: nova unidade do bistrô queridinho da Vila Butantan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close