Ver o Museu da Casa Brasileira em meio à imponente Avenida Brigadeiro Faria Lima é de se espantar com tamanha grandiosidade, esta muito diferente dos prédios comercias supermodernos. Dedicado ao design, arquitetura e decoração que contemplam na nossa cultura, o museu é instalado no antigo solar, construído em 1945, do ex-prefeito de São Paulo, Fábio da Silva Prado (1934-1937).
Exposições fixas
O museu conta com duas exposições fixas: a Coleção MCB, que conta com centenas de objetos de decoração e utensílios domésticos desde o seculo XVII até os dias de hoje. As que encontrada em todos os tipos de casas desde bules de café de uma casa simples até uma cama de madeira rara que pertenceu a alguém muito rico. A Coleção MCB é muito divertida, pois ficamos procurando coisas que fazem parte da nossa vida ou já fizeram. A Bruna, por exemplo, achou uma tampa de panela que lembrava a alguma da sua infância. Já a mostra A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, possui mais de 360 objetos e móveis que pertenceram ao solar e foram doados pela esposa de Fábio da Silva Prado, Renata Crespi da Silva Prado.
Cômodo preservado
A parte que mais gostamos foi ver a Sala de Banho de Renata Crespi preservada, que ficava numa área denominada “ala íntima” do solar.
Exposições temporárias
Vale a pena visitar o MCB e conferir as exposições temporárias. Uma que nos impressionou foi a Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, que traz uma reflexão sobre as transformações da floresta brasileira. Os motivos dos desmatamentos, as espécies em extinção. Tudo documentado em fotos e, inclusive, objetos que era utilizados na derrubada de árvores.
Restaurante
O restaurante Santinho fica dentro do MCB, exatamente nas dependências onde ficavam a cozinha e áreas de serviço da casa. Algumas mesas ficam no jardim da casa, coisa mais linda. Já estamos programando um café da manhã por lá.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Site: www.mcb.org.br
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10,00
Meia-entrada: R$ 5,00*
Gratuito aos sábados, domingos e feriados.
Pessoas com deficiência e seu acompanhante têm meia-entrada.
Tel.: (11) 3032-3727