Vindima significa colheita de uvas e também é o nome que a Vinícola Góes dá ao seu evento anual, no qual o público tem uma experiência imersiva no mundo dos vinhos. No passeio, você poderá conhecer a história da vinícola, colher as uvas, conhecer alguns processos atuais de fabricação de vinhos, realizar a tradicional pisa das uvas que você ajudou a colher e, claro, comer e beber muito!
Colheita
O passeio sai da sede em carreata em uma espécie de trenzinho puxado por um trator com o destino aos parreirais de uvas a 2 km da sede. Nos corredores entre os parreirais, ganhamos cestinha e tesoura para que possamos colher as uvas, enquanto colhemos nos divertimos muito com as brincadeiras que a equipe faz, tipo dizendo que temos que colher assobiando para eles saberem que não estamos comendo. haha Mas é claro que não passa de uma brincadeira porque com toda aquela beleza da fruta no pé e perfume que ela exala é impossível não comer. Eu, por exemplo, comi mais do que colhi.
A pisa da uva
A tradicional pisa da uva é algo que encanta muita gente até os dias de hoje: vemos em novelas, filmes e matérias na TV. Sempre fomos bem curiosos para saber como deve ser, a sensação e tudo mais. Depois da colheita, as uvas são trazidas até duas espécies de tanque de madeira redondas para darmos início a pisa. A galera pode caminhar em cima das uvas, dançar e até dar pulinhos de alegria, tudo isso ao som de músicas portuguesas e tarantelas italianas.
A Bruna de início ficou ressabiada com medo de abelhas – ela tem uma forte alergia a insetos – porém a convenci com o famoso “não sabemos quando teremos essa oportunidade novamente” e quando iniciou a pisa se entregou e curtiu muito! A pisa é uma sensação única, meio que indescritível, extremamente desestressante e divertida.
Almoço português com muito vinho
Em um espaço bem amplo embaixo de um grande toldo, eles montam um restaurante com bastante mesas e ilhas de comidas self-service e bebidas. Com a vista para um incrível gramado e parreirais nem percebemos o quanto estávamos comendo.
Ao chegar nas mesas ganhamos uma taça para tomarmos vinhos e sucos integrais. Não podemos esquecer das entradas, como pastéis, bolinho de carne seca e de bacalhau. No dia que fomos as opções de pratos principais eram: bacalhoada, frango grelhado com amêndoas, costelinha de porco, lasanha de alcachofra. Para a sobremesa, pudim, sagu de vinho e creme de baunilha.
Como são muitos pratos e comemos praticamente todos vou citar os que mais curtimos em cada etapa de entrada, prato principal e sobremesa: o bolinho de bacalhau estava MUITO bom; mas nada irá superar aquela lasanha de alcachofra, estava de comer de joelhos e o creme de baunilha misturado com sagu fechava o rango com chave de ouro. Tudo isso sempre com vários rótulos de vinho para se consumir e harmonizar com os pratos ã vontade.
Aquela sesta dos deuses
Depois de comer até dizer chega, desfrutamos de todo aquele ambiente com paisagem daqueles filmes que acontecem no interior da Itália, saca? haha Então a Bruna e eu fizemos uma sesta de mais ou menos meia hora em redes num bosque ao lado do restaurante. Poderíamos também optar por pegar uma canga que eles emprestam e ficar em um gramado incrível lisinho, tomando mais vinhos e ouvindo um som bem maneirinho que uma banda fazia ao vivo.
Após o cochilo, pegamos o Wine Bus para retornar ao ponto de início e lá tinha um grupo de jovens dançando músicas típicas portuguesas. No passeio, além de beber e comer muito, ganhamos um chapeuzinho para nos proteger do sol, uma taça de vinho – daquelas bem chiques – e porta-retrato com foto nossa.
Não somos aficcionados em vinhos, não bebemos muito, então temos propriedade para falar: o passeio vale muito e é super família! Aprendemos muito, experimentamos muitos sabores e entramos em um estado de relaxamento muito grande.
Vindima 2019
Vinícola Góes
Endereço: Estrada do Vinho, Km 9
Quanto: 240 por pessoa (crianças de 0-4 anos não pagam e 5-12 pagam meia)
Site: http://vinicolagoes.com.br/calendario/vindima-2019