O brunch é uma refeição de origem inglesa em que une pratos do café da manhã com os do almoço. Incluindo cafés, chás, sucos e bebidas alcoólicas.
Sabe quando acordamos próximo ao meio-dia com vontade de almoçar sem deixar o pão de lado? É isso. Para quem quiser abrasileirar o termo, pode chamar carinhosamente de cafoço também.
Aqui vão algumas receitas para você se inspirar a fazer um brunch em casa:
Quebrando tabus com o avocado toast
No Brasil temos uma relação bem diferente com o abacate. Fomos acostumados desde pequenos a consumir a fruta com açúcar ou em vitaminas. No brunch aprendemos o quão a fruta pode ser versátil, seja numa salada, na torrada acompanhando ovos mexidos.
O avocado toast basicamente é a fruta em cima de uma fatia de torrada. As combinações são infinitas: queijos, cogumelos, folhas e ovo de gema mole – um dos nossos favo
Em nosso avocado toast picamos e amassamos o avocado grosseiramente temperamos com um pouco de limão, cebola roxa, pimenta do reino e sal. Ele é a grande estrela do prato, se preferir só sal, o avocado puro já bastante saboroso.
Em um torrada passamos camada uma fina de sour cream (misturamos 150 g de creme de leite, 150 g cream cheese e limão), o avocado, tomates cerejas, manjericão e molho balsâmico. Ficou surreal!
Croque madame: um misto quente turbinado
O croque monsieur é um sanduíche de presunto e queijo com origem em 1910 na França. Com inúmeras variações, escolhemos o croque madame que leva um ovo estalado de gema mole em seu topo.
Montamos ele com uma fina camada de cream cheese nas duas fatias do pão, recheamos com duas fatias de queijo mussarela e uma de presunto. Após fechar o lanche, adicionamos uma fatia de queijo em cima com um pouco de orégano, levamos ao forno até começar a gratinar. O ovo estalado é feito pouco antes de retirar o lanche do forno para servir quentinho.
Obs.: o nosso croque madame foi à la Felipe mesmo. Ignorei alguns passos que existem nas receitas mais tradicionais.
Panquecas Americanas beeem fofinhas
Acho que ao pensar em um brunch é difícil ficar sem as famosas panquecas americanas. Como não somos experts na cozinha e estamos na categoria “curiosos”, pegamos a receita da musa inspiradora Rita Lobo. Despejamos mel e colocamos pedaços de morango – não removemos as folhas do morango para aproveitar a beleza e o verde que deixam as fotos mais bonitas.
E para beber? O que vai no brunch?
O brunch é uma refeição muito interessante por que podemos tomar drinques e bebidas alcoólicas degustando pratos de café da manhã – hehe. Um dos drinques mais populares para a ocasião é a Mimosa (espumante e suco de laranja), porém nós tomamos um hidromel Gaia.
Os cafés especiais também estão super presentes. Curtimos as opções de torra clara ou média para os pratos salgados e as torras mais escuras para finalizar com doces.
Montagem da mesa: bom para os olhos também
A proposta desse post, e desse nosso dia, foi ter um momento gostoso em casa durante a quarentena. Tomamos cuidado com a montagem de cada prato e como foram colocados a mesa. Não temos muita experiência em finalizações de pratos e nem decoração para mesas. Pesquisamos inspirações e acredito que conseguimos fazer um bom trabalho com o que tínhamos em casa.
Esperamos ter ajudado na missão de como fazer um brunch incrível em casa. <3