Ficamos hospedados em uma ilha privativa e foi uma experiência muito diferente do que já fizemos. Já nos hospedamos em ilha, em uma vila, mas ficar completamente isolados e numa ilha particular foi a primeira vez. E isso foi um achado! Estávamos buscando por hospedagens na praia para matar a saudades do mar, eis que depois de algumas buscas dei de cara com o anúncio e pensei: é esse o lugar!
Sim, eu sei. Você deve estar cheio de dúvidas, certo? Nós também ficamos e é por isso que neste post concentramos todas as perguntas mais relevantes recebidas desde que postamos o vídeo (veja abaixo) que viralizou no TikTok e no Instagram.
@experimente.sp Já pensou em alugar uma ilha? 😱 #ilhaprivada #ilhaprivativa #ilha #praia #viagem #hospedagem #ubatuba ♬ Follow The Sun – Xavier Rudd
Tour pela ilha privativa
Confira abaixo o vídeo com o tour que fizemos:
A hospedagem na ilha privativa
São duas casas que acomodam sete pessoas no total: a principal tem duas suítes com jacuzzi; já a casa de hóspedes tem apenas uma suíte. Está última fica próxima da área do deck que possui vista para o mar e da área com churrasqueira e forno de lenha. Embora a hospedagem acomode até 7 pessoas, fomos apenas em 4 pessoas e usamos apenas a casa principal.


A casa possui água mineral natural e é movida a energia solar. Vale alertar que o uso de secadores de cabelo não é permitido por conta da carga elétrica. Apesar disso, o ferro de passar roupa pode ser providenciado através da Ninha, a pessoa responsável por organizar a casa e fazer o café da manhã.
Na ilha ainda existe a casa dos caseiros, cuja localização é mais afastada das casas nas quais os hóspedes ficam. Além disso, é possível contatá-los por WhatsApp ou falar com eles por um interfone instalado na casa principal.


Entre as comodidades citadas, ainda existe na ilha uma trilha e um piér que dá para usar para mergulhar. A ilha não possui praia, ela é rodeada por pedras. Se você quiser visitar alguma praia, é possível pedir para o barqueiro te deixar em alguma próxima.
Onde que fica e como chegar na ilha privativa?
A ilha privativa se chama Ilha Comprida, ela fica em Ubatuba e o acesso é pela vila de Picinguaba. Da zona leste de São Paulo, levamos em torno de 4 horas para chegar lá. Outra referência de tempo é que do centro de Ubatuba ainda é preciso pegar mais 1 horinha de estrada. A Avenida Beira Mar, que dá acesso à Vila de Picinguaba, é bem esburacada, porém não encontramos problemas e é possível chegar até lá tranquilamente com qualquer veículo.


Deixamos o carro no estacionamento Praia de Picinguaba e pagamos 60 reias duas diárias. Já o transporte da praia até a ilha está incluso no valor da hospedagem. O barqueiro te espera na praia e te leva até a ilha, dura uns 15 minutos a viagem. Além disso, você pode pedir ao barqueiro para deixá-lo em qualquer praia que você gostaria de visitar.
O que fazer na região?
Como falamos, o barqueiro pode te deixar em qualquer praia. Na nossa hospedagem, pedimos indicação de lugar e eles nos deixaram na Ilha dos Porcos, que também é uma ilha privativa, porém a praia dela é pública e qualquer um pode visitar. Como fomos durante a semana, a praia estava vazia. Depois chegaram três pessoas. Para voltar, é necessário combinar um horário com o barqueiro e que vai te buscar, mas para qualquer emergência é só mandar uma mensagem ou ligar para ele.


A Ilha Comprida fica bem próxima à famosa Ilha das Couves, mas o acesso é feito apenas com embarcações autorizadas pela marinha. O embarque pode ser feito na Praia de Picinguaba mesmo e vimos que o preço era cerca de 70 reais por pessoa.
Na própria Praia de Picinguaba, antes de voltar para São Paulo, nós almoçamos no restaurante Beira Mar. Foi uma sugestão de uma seguidora que mora ali (olha que coincidência!). E fica a sugestão do arroz de palmito! Simplesmente maravilhoso.
As perguntas que mais recebemos
Estava R$ 999 quando nos hospedamos em abril de 2022. Duas diárias, com as taxas e dividido por 7 pessoas, dá 160 reias a diária para cada.
Pelo Airbnb. Clique aqui para ver o anúncio e fazer a reserva!
São 7 pessoas no total. Ficam 5 na casa principal e 2 na casa de hóspedes.
No anúncio não há restrições quanto a isso. Vale confirmar antes.
Pode, sim. Inclusive a Ilha tem três cadelinhas fofas: a Candy, a Linda e a Cookie.
Sim, o café da manhã está incluso na hospedagem. A Ninha, uma das funcionárias da Ilha, é quem prepara o café da manhã. Na nossa hospedagem tinha pão, torrada, geleia, manteiga, café, leite e achocolatado.
As outras refeições nos levamos as compras que fizemos em São Paulo. Lá na casa tem uma cozinha bem equipada para armazenar e preparar as refeições. Além de ter uma área com churrasqueira e forno de pizza.
Tem, sim. Tudo funciona normalmente.
Também tem. Às vezes dava uma oscilada, mas nada demais. Conseguimos fazer os stories durante a estadia, por exemplo.
Sim, tanto o sinal de telefone quanto o 3G.
Dois caseiros. Inclusive, na casa principal tem um interfone para entrar em contato com eles.
Não, os caseiros ficam em outra casa. Só a Ninha que aparece de manhã para preparar o café da manhã.
Tem, sim. Vimos na entrada onde chegam os barcos.
Não, é uma ilha rochosa (existe esse nome? rs), mas é seguro mergulhar na parte da ilha que tem um píer. Nós usamos boias para ficar por lá.
É preciso considerar que você estará numa ilha, no meio da natureza. Então, sim, sempre haverá insetos. A dica é levar repelente e pomada de picada de insetos porque tem bastante borrachudo.
Gostou do post? Confira outras hospedagens que já fizemos!
Ilha Comprida
📍 Ubatuba (litoral norte de São Paulo)
Check-in: 12h-17h
Check-out: 12h
Hóspedes: até 7
Estacionamento na Praia de Picinguaba
Link para alugar a ilha privativa!