ExperiMente Ver: O Iluminado

“Here’s Johnny!

Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ser caseiro de um hotel que durante o inverno não recebe visitantes, por conta do frio e difícil acesso. Na companhia da sua mulher Wendy Torrance (Shelley Duvall) e seu filho Danny Torrance (Danny Lloyd), Jack aproveita a oportunidade e calmaria para escrever um livro.

Após um tempo exercendo a função no hotel, Jack começa a sofrer estranhas disfunções psicológicas causadas pelo isolamento e estranhos fatos ocorridos tempos atrás no hotel. Problemas que deixam a sua vida e de sua família em perigo.

O que ele achou:  Assim como queijo nos posts de comida, aqui vocês vão mandar a gente para aquele lugar de tanto que falamos de Stephen King. hahaha.

Eu não sou muito chegado em filmes de terror – mesmo não considerando “O Iluminado” um terror propriamente dito, mas se o IMDB diz, quem sou eu para contestar? O suspense me atrai um pouco mais, mas no caso desse filme é diferente. Curto muito sentir a angústia e tensão que ele causa, pior ainda é pensar que tudo o que acontece no filme é possível acontecer na vida real. Isso é muito mais aterrorizante.

Outra coisa que me deixa cabreiro também é quando envolve crianças na jogada. Meu, pra que colocar criança em filme de terror? Esse filme é para sentir dores musculares de tensão, de fazer marmanjos dar gritinhos e passar vexame. Vão falar que existem filmes piores, ok, eu sei, mas esse é quase o limite em relação a suspenses e terror para mim. Fui.

O que ela achou: Fico até meio assim de falar de um clássico como “O Iluminado”. Às vezes acho que não tenho uma opinião à altura da grandiosidade de uma obra cinematográfica como essa. Terror não me agrada muito, mas o filme é diferente dos outros de mesmo gênero. Usa de artimanhas audiovisuais e nos deixa tensos com a trilha sonora perturbadora e cenas inesquecíveis – como a das gêmeas.

Curioso pensar que o autor do livro, Stephen King, não gostou do filme que é tão aclamado por amantes da sétima arte. Não li o livro, mas pelo que sei, Kubrick não fez apenas uma releitura da obra de King, ele colocou o toquezinho especial dele. Talvez por isso seja um sucesso.

No fim de 2013, visitamos a exposição do Kubrick, no MIS, e o espaço dedicado ao filme era nada mais do que corredores com portas, simulando uma das cenas mais tensas. Felipe ficou com medo. hahahaha

Assista ao Trailer:

Lançamento: 25 de dezembro de 1980
Duração: 2h26min
Dirigido por: Stanley Kubrick
Atores principais: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
Gênero: Suspense, Terror
Nacionalidade: Reino Unido, EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *