São Paulo abriga o único museu dedicado aos óculos da América Latina

No interior de um casarão antigo, no bairro da Bela Vista, fica o Museu dos Óculos Gioconda Giannini. Acredite: é o único dedicado aos óculos da América Latina! No primeiro andar tem um centro ótico e no segundo andar, em três pequenas salas, ficam a coleção particular de Miguel Giannini.

Em exposição permanente já há quase 12 anos, o pequeno museu ensina a trajetória de um dos objetos mais comuns de toda história moderna. Por ordem cronológica, é possível ver os modelos e história dos óculos desde suas primeiras aparições – quando o objeto ainda era de uso exclusivo da alta corte ou usado para diferenciar doentes mentais dos demais cidadãos.

Caminhando e contornando a prateleira, a exposição mostra a evolução do acessório de década em década até os dias de hoje. É notável como as tendências voltam a acontecer. Modelos de óculos que hoje são moda, mas que já eram utilizados na década de 70.

O museu possui 600 peças, das quais 200 estão em exposição. Peças usadas por alguns famosos e que foram doadas compõem o acervo do museu. Uma hora é o bastante para ver tudo, lugar simples, cheio de charme que agrega um conhecimento enorme.

Foto: ExperiMenteSP

Museu dos Óculos Gioconda Giannini
Endereço: Rua dos Ingleses, 108 – Bela Vista
Site: http://www.miguelgiannini.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *