Culinária portuguesa em tradicional restaurante na Zona Sul

Há mais de 40 anos num casarão da rua Vergueiro, o restaurante Bacalhau do Porto oferece pratos sofisticados e como protagonista, na maioria deles, o clássico da culinária portuguesa: bacalhau. Fomos convidados para conhecer as delícias desse tradicional restaurante da Zona Sul de SP.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que ele achou: Olha, sou meio chato para frutos do mar. O que normalmente todo mundo acha “bom” eu não gosto e não me atraio muito. Precisa ser MUITO BOM e MUITO BENFEITO para eu gostar. Dificilmente peço peixe nos restaurantes e pensava que nunca iria ter um lugar para recomendar ou falar sobre o assunto até  conhecer O Bacalhau do Porto. O restaurante tem o ambiente que eu gosto: com cheiro de tradição e bem familiar – o que remete à fartura.

De entrada pedimos uma alheira e bolinhos de bacalhau. Entrada que quase fez a Bruna abrir mão do prato principal por já se sentir satisfeita. Achei bem equilibrado o bolinho, na medida certa de batata e bacalhau, o melhor que eu já provei; a alheira estava uma delícia junto com um purezinho maroto.

E como prato principal escolhemos uma bacalhoada chamada João do Buraco – achei o nome engraçado -, além do delicioso bacalhau, vem uns camarões enormes mais purê de batata e TUDO ISSO gratinado. Tudo legal demais.

O que ela achou: O bacalhau é tradição nas ceias e domingos de Páscoa na minha casa. Como tenho descendência de portugueses também, até o meu pai (filho de japoneses) aprendeu a fazer o tradicional bacalhau da minha bisavó. Por isso, há muito tempo eu estava querendo provar alguma receita diferente da minha família, mas tinha que ser num lugar bom.

No Bacalhau do Porto pude provar um prato totalmente diferente, porém igualmente saboroso. O que escolhemos foi o “João do Buraco” (receita em lascas, como molho especial com camarões-rosa, cebolas, purê de batatas ao molho gratinado). Serve tranquilamente umas 4 pessoas. Visto que antes já tínhamos degustado o couvert, bolinho de bacalhau e alheira.

O bolinho de bacalhau é muito bom. Crocante e o recheio não é massudo, tem bastante bacalhau.Claro que não podia deixar de provar as tradicionais sobremesas portuguesas: Pastel de Belém e Santa Clara. Maravilhosos.

Bacalhau do Porto
Local: Rua Vergueiro, 8333 – Ipiranga
Quanto: R$ 120 a R$ 150
Site: https://www.facebook.com/obacalhaudoporto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *