Conheça o Museu de Arte Sacra de São Paulo

Localizado no bairro da Luz, Centro de SP, o Museu de Arte Sacra de São Paulo abriga inúmeros objetos religiosos em seu acervo aberto ao público. O museu existe graças a  uma iniciativa do Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana. Parceria que teve o início no fim da década de 60 e início de 70 e ocupa uma parte do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com um acervo vasto, a maioria dos objetos são de séculos passados e de todo o País. Imagens, móveis, pinturas e joias estão espalhadas por toda a extensão em corredores e salas. Ao andar em seus corredores somos rodeados por espelhos, oratórios e imagens que remetem à paz, sofrimento e a reflexão.

Já nas salas, em uma delas nos sentimos em um casarão antigo;  em outra temos contato com uma construção de pau a pique e, por fim, a sala que mais impressiona é a das joias. Com ostensório e castiçais feitos de ouro, brilhantes e diamantes que foram usados por membros da igreja. Muito bonito e estranhamente luxuoso.

Muito além de crença e fé, o passeio é uma viagem a histórias e ao conhecimento. Compreendemos a  contribuição da igreja para a sociedade e o mais importante: colocamos nossas cabeças para funcionar e questionar.

O site do museu é bem bacana e conta com todo o acervo e fichas técnicas, mas não deixem de fazer o passeio pessoalmente. Museu faz bem para a alma 🙂

Museu da Arte Sacra de São Paulo
Site: http://www.museuartesacra.org.br/
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *