São Paulo do Alto: Copan

Famoso edifício em SP, o topo do Copan sempre foi uma vontade minha de conhecê-lo, mas o único problema é que as visitas só acontecem durante a semana. Como estava de férias coletivas no fim do ano passado, resolvemos visitar o lugar o quanto antes.

A primeira dica é: não se atrase! Programe-se para chegar muito mais do que 10 minutos antes da visita. Saindo da casa do Felipe pegamos um trânsito horrível e, como não sabíamos onde ficava o bloco das visitas, corremos que nem loucos pelo edifício. hahaha Quase perdemos a visita.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quem acompanha é um bombeiro do prédio, não há um guia turístico para contar a história ou mostrar o que é possível ver pelo mirante. A visita é muito rápida, dura apenas 15 minutos, então a segunda dica é: aproveite o máximo que puder para admirar a vista do edifício. 

São 115 metros de altura e 35 andares, dá para ver o Edifício Itália bem de pertinho, e um skyline de parte da cidade

Um pouco da história

O edifício Copan foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 50. Hoje é um dos principais cartões postais da cidade, com suas curvas que formam um “S” ele tem a marca de Niemeyer que um dia escreveu: “não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… o que me atrai é uma curva livre e sensual…” (Niemeyer, 1998).

Hoje o Copan tem 1160 apartamentos distribuídos em 6 blocos com 2038 moradores e área comercial no térreo com 72 lojas, além de cinema que hoje é ocupado por igreja evangélica. O bloco A tem 64 apartamentos de 2 dormitórios, os blocos C e D têm 128 apartamentos de 3 dormitórios e os blocos B, E e F tÊm 968 apartamentos de 1 dormitório e quitinetes. O edifício possui 20 elevadores no total e 221 para automóveis no subsolo.

Copan
Edereço: Avenida Ipiranga, 200 – Bloco S – Sobreloja – Bela Vista – São Paulo
Telefone: (11) 3259-5917.
Horário: 10h30 ou 15h30, de segunda a sexta
Site: http://www.copansp.com.br/

Veja também

 

São Paulo do Alto: Mirante 9 de Julho

São Paulo do Alto: Pedra Grande

São Paulo do Alto: Rooftop do Complexo Tomie Othake

São Paulo do Alto: Visita ao topo do Edifício Martinelli

São Paulo do Alto: Visita ao topo do Edifício Matarazzo

 

Jornalista, 28 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *