Inaugurado em 1986, por Olavo Egydio Setúbal, o Itaú Cultural tem como objetivo “incentivar, promover e pesquisar linguagens artísticas e eventos culturais, bem como preservar o patrimônio cultural do país, em atuação indireta ou de forma associada…”, como diz no Estatuto de Criação do Itaú Cultural.
O Prédio
Hoje em dia, o prédio conta com uma exposição fixa no 4º e no 5º andar e algumas itinerantes nos andares de baixo, térreo e subsolos. O espaço do térreo é dividido entre uma exposição itinerante e um café que me pareceu muito bom, com salgados e bolos bem atrativos, porém não conseguimos provar porque tínhamos acabado de almoçar. hahaha
Nossa História
No 4º e no 5º andar está a Coleção Brasiliana Itaú de Olavo Setúbal. Por lá podemos encontrar documentos, mapas, desenhos e objetos sobre o início do nosso país feitos por colonos.
Ao sair do elevador no 4º andar, já ficamos encantados com uma parede cheia de ilustrações da fauna e flora brasileira. O encantador não é só pelos desenhos serem extremamente bem feitos, mas também de como alguém conseguiu juntar tantas peças incríveis e importantes.
Na exposição podemos ver peças do império brasileiro; os primeiros mapas das Américas e como foram feitos, de forma bem explicadas e interativas; e também temos acesso a histórias estranhíssimas como as dos índios canibais encontrados aqui no Brasil com desenhos dos rituais e relatos; também a triste história de 3 índios que foram retratados por europeus como parte da fauna brasileira. 🙁
A coleção impressiona apenas pela riqueza de objetos, saímos impressionados também pelo conhecimento obtido no museu. Ficamos felizes por nossa cidade ter algo tão legal e informativo e, ao mesmo tempo, triste por perceber como fomos tão explorados.
Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149
Valor: Entrada gratuita
Horários: terça a sexta 9h às 20h – sábado, domingo e feriados 11h às 20h
Site: www.itaucultural.org.br